Astrologia: Os Ciclos de Saturno e as Crises Pessoais

Tempo de leitura: 2 minutos

“Carl G. Jung apurou, há muitos anos, que as mais importantes crises psicológicas eram acompanhadas por trânsitos de Saturno ou Urano.” – Stephen Arroyo

Nos diversos cursos e palestras sobre Astrologia que eu já participei, quando se fala sobre o retorno de Saturno, é muito comum pedir para que todos os que passaram por grandes mudanças na vida por volta dos 29 anos levantem a mão, e praticamente todos levantam (inclusive eu 🙋).

O ser humano passa por 2 ou 3 retornos de Saturno, mas não é somente nestes momentos que o fiscal do zodíaco vem cobrar. A cada 7 anos Saturno faz uma quadratura, oposição ou conjunção (retorno).

Nestes trânsitos, somos convidados a desacelerar e avaliar o nosso caminho, e se estivermos fora da rota, Saturno, com o rigor da coluna da esquerda na Árvore da Vida Cabalística, vem nos convidar a nos colocarmos nos trilhos.

Se você está passando por momentos desafiadores, pode ser um contato deste Planeta em algum ponto fundamental do seu Mapa. Não há o que temer, já que a fama de Grande Maléfico de Saturno é um pouco exagerada na minha visão.

Saturno não é maléfico, mas sim rigoroso. Se aprendemos a falar a sua linguagem (disciplina, estrutura, responsabilidade), podemos dar grandes saltos nestes períodos.

Saturno é o guardião do portal que nos barra se não estamos prontos, mas que nos dá os fundamentos para acessarmos o poder dos Planetas Transpessoais (Urano, Netuno e Plutão).

Saturno traz a base, a firmeza de que precisamos para evoluirmos. Por isso mesmo Saturno rege os ossos do nosso corpo, já imaginou como seria a nossa vida sem ossos fortes e resistentes para dar estrutura ao nosso corpo?

Eu posso dizer que sofri um tanto no meu retorno de Saturno, mas assim que me voltei fortemente para o autoconhecimento, comecei a entender que estava fora do meu caminho (Dharma), e conforme fui me voltando à minha missão, comecei a sentir a energia de Saturno de forma bem diferente. Saturno passou a ser um amigo cósmico, e não um inimigo.

Comece a ressignificar estes momentos de crise, compreendendo que eles são grandes oportunidades de evolução, basta compreender as lições de Saturno, e se quiser uma ajuda, chama o Coach =)