A Astrologia como caminho para o Autoconhecimento (Parte 1)

Tempo de leitura: 4 minutos

A Astrologia é, com certeza, um dos caminhos mais antigos que o ser humano encontrou para estudar a si mesmo. Esta linha de conhecimento aparece de alguma forma em praticamente todas as culturas. Podemos citar como mais conhecidas a Astrologia Ocidental, a Astrologia Védica (Indiana) e a Astrologia Chinesa.

Ainda hoje, estas três linhas de estudo são muito praticadas e utilizadas no mundo inteiro como uma forma de proporcionar mais autoconhecimento e direcionamento para pessoas de diversas ideologias.

A Astrologia não é uma religião, mas pra mim é um dos caminhos mais lindos para te religar com a espiritualidade. Observar a grandeza e a beleza dos astros e como eles podem nos ensinar é uma prática contemplativa que preenche a Alma.

Então, porque valeria a pena colocar a Astrologia na sua vida? Vamos conversar um pouco sobre isso aqui…

Autoconhecimento

A Astrologia merece o reconhecimento da Psicologia, sem restrições, porque a Astrologia representa a soma de todo o conhecimento psicológico da Antiguidade.

Carl Gustav Jung, comentário no The Secret of The Golden Flower

Este comentário do Jung já traz uma boa dica do potencial que a Astrologia tem de nos ajudar no autoconhecimento.

A Psicologia é uma área que estuda a Alma (Psique = Alma , Logia = Estudo). O termo Psique também pode significar mente, então a Psicologia estuda a mente e a Alma humana.

Como é de se imaginar, esta busca pelo autoconhecimento vem de tempos imemoriais, quando os primeiros seres humanos começaram a expandir as suas capacidades mentais.

Carl Jung foi uma das figuras que mais contribuiu com o estudo da mente humana, e ele é categórico em dizer que devemos reconhecer a Astrologia como um conhecimento riquíssimo deixado pelos nossos ancestrais à cerca da mente humana.

Vale lembrar que a Astrologia continua em estudo e evolução. Hoje muitos Astrólogos brilhantes enriquecem ainda mais o conhecimento antigo, e acabam por acrescentar novos conhecimentos.

Ter contato com a Astrologia, é ter contato com o que há de mais antigo e de mais moderno em relação à nossa mente.

Empoderamento

Para quem ainda não viu, eu atuo como Coach (saiba mais aqui).

O processo de Coaching tem como objetivo ajudar o Coachee a se conhecer mais, a vencer crenças e padrões limitantes, e principalmente, à acessar o seu poder interior.

Para isso o Coach possui uma série de técnicas e ferramentas, dentre elas os chamados “Assessments”,  que são testes que ajudam a traçar um perfil da pessoa de forma rápida e com uma precisão muito boa. Eu mesmo utilizo alguns como o DISC/Motivadores e MBTI.

Estes Assessments são muito úteis e ajudam no autoconhecimento, mas eu particularmente não conheci nenhum mais completo do que a Astrologia, que além do Mapa Natal, traz uma série de outras técnicas para analisarmos como a pessoa vai evoluindo ao longo dos anos (sim, somos seres em constante mutação e a Astrologia mostra isso).

Através do conhecimento da disposição dos astros no seu Mapa Natal, você pode ter uma ideia clara das suas forças e fraquezas, e assim podemos traçar um plano para aproveitarmos mais ainda o lado positivo e mitigar as possíveis fraquezas (para isso usamos vários recursos do Coaching Holistico).

Conhecer e viver o próprio Mapa é ter acesso à todo o seu potencial.

Conexão com a Espiritualidade

Como eu comentei no início deste artigo, a Astrologia não é uma religião, mas possui uma forte capacidade de nos religar ao mundo espiritual.

Está escrito na Tábua Esmeralda, atribuída à Hermes Trismegisto no Antigo Egito:

O que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo, para realizar os milagres de uma coisa única.

Assim como todas as coisas foram e procedem do Um, pela mediação do Um, assim todas as coisas nasceram desta coisa única, por adaptação.

O Sol é seu pai, a Lua é sua mãe, o vento o trouxe no seu ventre; a Terra o alimenta;

Estudar os Astros é estudar nós mesmos em um nível macrocósmico. O famoso pensador alemão Goethe postulou:

A Astrologia tem seu começo num longínquo senso de uma grande unidade cósmica.

O próprio funcionamento da Astrologia nos remete às Leis Universais, como a Lei da Correspondência, Lei da Vibração e Lei do Ritmo.

Muitas tradições inclusive se utilizam dos Arquétipos utilizados na Astrologia. O estudo da Kabbalah e do Taoismo são somente dois exemplos de tradições distintas que trabalham estas energias.

Na parte 2 vamos conversar sobre mais alguns benefícios da Astrologia como a capacidade de trazer respostas, o autoconhecimento cármico, a evolução e a missão de vida, a empatia, a ajuda no planejamento e o contato com o universo da linguagem simbólica. Gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos e cadastre o seu email no site para receber o próximo =)