Astrologia, Mitologia e Psicologia – Signo de Gêmeos

Tempo de leitura: 5 minutos

Na nossa série sobre Astrologia, Mitologia e Psicologia, chegamos agora no terceiro signo, Gêmeos, o primeiro signo de Ar.

Podemos começar a análise com o símbolo de Gêmeos, que é o número 2 em algarismos romanos, ou então duas crianças gêmeas. Este símbolo já nos remete ao elemento Ar. No zodíaco natural, podemos ver que, tirando o signo de Virgem, todos os signos são representados por animais, Carneiro, Touro, Caranguejo, Leão, Escorpião, Sagitário, Cabra, e Peixes.

Isto não é por acaso, já que na simbologia dos elementos, o Ar é o representante do intelecto, a mente, que nos diferencia como seres humanos dos outros reinos. Vale lembrar também que Gêmeos é um signo de Ar com quadruplicidade mutável.

Com estas informações já podemos analisar este fascinante signo. Gêmeos é um signo com uma inteligência muito notável, uma curiosidade de criança, e uma capacidade de se adaptar incrível. Outro ponto a citar é a mobilidade e velocidade de Gêmeos. Certamente pessoas que pensam mais devagar acabam irritando os nativos deste signo.

A regência do planeta Mercúrio nos fala bastante deste signo também. Mercúrio representa a comunicação, na mitologia, ele é o deus mensageiro do Olimpo, que trazia as mensagens dos deuses para a humanidade e vice-versa. Mercúrio (ou Hermes em Grego) possuía também asas nas sandálias e capacete.

Imagem do deus Mercúrio
Imagem do deus Mercúrio

O deus Mercúrio nos traz uma característica importantíssima de Gêmeos, a comunicação. Não é à toa que os nativos deste signo têm fama de faladores, comunicar é praticamente uma missão para este signo. Eu mesmo tenho a minha Cabeça do Dragão em Gêmeos, e minha missão tem a comunicação como aspecto fundamental, e este blog é um exemplo. (Faça seu Mapa Astral e conheça a sua missão também)

Mercúrio era o único deus que tinha permissão para transitar por todos os planos, ele poderia visitar o Olimpo (espécie de Céu para os gregos), e logo em seguida descer ao Hades (espécie de inferno para os gregos). Esta mobilidade mostra que os geminianos e geminianas não gostam de se sentirem presos, na verdade eles PRECISAM de movimento. Quer chatear alguém deste signo? Coloque ele em um trabalho de rotina em que ele fique preso no escritório. Gêmeos precisa de mobilidade física e mental.

O Mito

O mito mais associado ao signo de Gêmeos é o de Castor e Pólux. Embora fossem gêmeos, Castor era humano, e Pólux era filho de Zeus, ou seja, divino, imortal. Quando Castor morreu, Pólux ficou tão triste que foi negociar com Zeus (negociar é outro forte de Gêmeos, já que esta é uma área regida por Mercúrio). Desta negociação Zeus permitiu com que Pólux dividisse a imortalidade com Castor, então enquanto um estava no Olimpo, o outro poderia estar na Terra, e durante a transição, os dois poderiam conversar.

Os gêmeos Castor e Pollux
Os gêmeos Castor e Pollux

O mito mostra uma característica forte de Gêmeos, a dualidade. Este pode ser um signo profundamente espiritual, no sentido de entendimentos superiores da realidade, ou pode ser um signo totalmente intelectual e que não acessa camadas superiores. (Na Sociedade Iniciática a qual eu faço parte, o primeiro Gêmeos alcançaria a Mente Abstrata, enquanto o segundo ficaria somente na Mente Concreta).

Esta dualidade mostra também a razão de outra característica de Gêmeos, o nervosismo. O estresse costuma ser forte nos nativos deste signo, já que temos uma atividade mental muito intensa, e também uma oscilação muito forte.

A Sombra

Nem só de Luz é feito um signo, então vamos analisar o principal aspecto ao qual o geminiano precisa ter atenção.

A mente inquieta que vem do elemento Ar Mutável traz uma curiosidade incrível para este signo, que busca conhecimento e quer saber de tudo, mas os geminianos precisam aprender a focar em algo.

Eu sei que é contra a natureza deste ser pedir que ele foque em uma coisa só, mas é importante ter esta consciência. Sabemos que evoluímos em algo se nos dedicamos profundamente (Escorpião que o diga), então sempre digo para os meus clientes com este signo forte no mapa para escolherem um caminho, e buscarem coisas que complementem.

Um exemplo seria a pessoa escolher uma carreira, mas ter também um ou dois hobbies diferentes, que dariam a ele a diversidade. Esta é uma forma de se atender a necessidade de variação que é forte no signo, mas também poder ser dedicar à algo com mais intensidade.

Outra sombra que pode pegar os nativos deste signo tem a ver com o estresse e o nervosismo. A impaciência pode causar explosões de raiva e brigas, ou fazer com que a pessoa seja rude com quem ama.

Deixo aqui um trecho de uma conversa do livro Astros e o Amor de Liz Greene que ilustra bem isso:

Namorada: Saber tanto? Eu só queria saber algo a seu respeito. Veja: nós estamos saindo juntos há seis semanas. Tenho o direito de saber.

Gêmeos: Não use a palavra “direito”. Ninguém tem o direito de saber nada sobre ninguém. Se eu achar que devo contar-lhe algo, essa é uma prerrogativa minha. Suponho que você costuma extrair informações de seus namoradinhos para controlá-los. Eu é que não vou lhe dar nenhuma. Conheço o jogo. Por que não saímos já e vamos ao cinema hein?

Para finalizar, vale lembrar que toda esta habilidade com a comunicação pode ser utilizada tanto de forma construtiva quanto destrutiva, portanto, utilizem bem este dom Gêmeos _/|\_