Tempo de leitura: 3 minutos
A Astrologia é base para uma série de conhecimentos da humanidade, inclusive para a Medicina Tradicional Chinesa.
Matthew D. Bauer coloca em seu livro O Poder de Cura da Acupressura e da Acupuntura:
“O conceito holístico enfatizado no Clássico do Imperador Amarelo que considera os seres humanos como um microcosmo dentro do macrocosmo do Universo é um reflexo direto da ideia de que a sociedade deve seguir a ordem do céu… As sete esferas celestes guardam a chave para compreender essa ordem universal… Compreender a relação entre yin/yang e as cinco fases da medicina chinesa é semelhante a compreender como os antigos consideram as setes esferas. O Sol e a Lua foram as primeiras esferas a ser reconhecidas pelos antigos e foram consideradas como as mais importantes das sete. Os 365 pontos “básicos” de acupuntura foram identificados como um reflexo direto do ciclo solar de 365 dias.”
Uma das minhas formações foi em Fisiognomonia e Metafísica Taoísta, que é um dos caminhos do sistema de conhecimento milenar da China. A Fisiognomonia trabalha com a leitura do rosto, e a Metafísica Taoísta traz o conhecimento da Espiritualidade e Medicina Tradicional Chinesa.
O sistema de signos da Astrologia Chinesa é diferente do sistema da Astrologia Ocidental, porém os Planetas são os mesmos. Como vimos no trecho acima, toda a base da Medicina Tradicional Chinesa (Clássico do Imperador Amarelo) passa também pela Astrologia e o estudo do céu, pois também se baseia em um dos Princípios Herméticos, a Lei da Correspondência.
O sistema da Medicina Tradicional Chinesa é bem complexo e seria impossível trabalhar à fundo neste post, mas podemos dizer aqui que tudo se baseia em energia e no equilíbrio das energias Yin e Yang (ou Lua e Sol) e do fluxo do Chi.
Na Astrologia Clássica, temos 7 Planetas Sagrados, 2 deles sendo os Luminares (Sol e Lua) e 5 sendo Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Na tradição chinesa, cada um dos 5 Planetas está relacionado com um dos 5 Elementos (Terra, Água, Madeira, Metal e Fogo), e consequentemente com cada um dos 5 órgão principais (Baço/Pâncreas/Estômago, Rins/Bexiga, Fígado/Vesícula, Pulmão/Intestino Grosso, Coração/Intestino Delgado).
Neste post trago algumas meditações do sistema Tao Universal do Mantak Chia, as imagens são do livro Cura Astral Taoista.
A Meditação consiste em se conectar com a energia do Planeta. Sente-se confortavelmente, respire profundamente, e visualize a imagem do Planeta. Imagine que a Esfera Planetária envia um feixe de energia que entra pelo seu crânio e vitaliza os órgãos e sistemas correspondentes. Para quem gosta de Cristais, em breve vou colocar aqui um post com dicas de cristais para cada um dos Planetas, que você poderá utilizar para complementar cada meditação.
Abaixo deixo as imagens para facilitar a visualização. Você pode fazer estas meditações como forma de vitalizar os órgãos de forma preventiva ou mesmo como complemento energético para ajudar no tratamento de alguma debilidade no órgão em questão, mas lembre-se que estas meditações são complementos, elas em hipótese alguma vão substituir qualquer tratamento que você esteja fazendo.
Gostou deste post? Compartilhe com os seus amigos =) em breve vou postar aqui sobre os órgãos e as suas respectivas emoções na Medicina Tradicional Chinesa.