Tempo de leitura: 4 minutos
Você utiliza GPS? Eu utilizo constantemente, pois é uma forma de me ajudar a encontrar caminhos (e hoje em dia com o Waze, caminhos melhores). O GPS é uma evolução do tradicional mapa, utilizado pela humanidade há muitos anos.
O mapa é um instrumento para conhecermos o plano físico, a região em que nos encontramos. Este conhecimento nos ajuda a encontrar e decidir os caminhos que precisamos seguir, e é justamente isso que faz um outro mapa, o Mapa Natal.
O Mapa Natal (ou Mapa Astral) é baseado no estudo da Astrologia, estudo milenar que ajuda a humanidade a se conhecer através dos astros. Aqui temos uma palavra chave, “se conhecer”, autoconhecimento. A Astrologia não se trata de adivinhação, mas sim do estudo da Lei da Correspondência:
É verdade, certo e muito verdadeiro:
O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;Tábua de Esmeralda
Na Teosofia (e na grande maioria das tradições), acreditamos no conceito de reencarnação. Temos o Espírito (ou a Mônada), que é eterno, imutável. Temos a Alma, e temos o Corpo. Quando morremos, o Espírito sempre continua, mas a Alma vai de encarnação em encarnação mudando e evoluindo, carregando os aprendizados das vidas anteriores. Já o Corpo se desfaz por inteiro a cada vida.
Não somos corpos com uma alma no interior, somos seres espirituais “vestidos” com um corpo físico.
A missão da Alma é evoluir, e para isso cada vida traz os seus aprendizados. A Lei do Karma faz com que tudo aquilo que um ser faz seja compensado, ou seja, aquele que fez alguma coisa boa, recebe coisas boas, sendo que o oposto também é verdadeiro. Por isso o Karma em si não é ruim como muita gente acredita no ocidente, Karma é simplesmente Lei, Ação. (leia mais aqui).
Para a Astrologia (e para a Kabbalah, Teosofia e muitas outras tradições), a Alma desce para o nosso plano com a configuração planetária exata com tudo o que ela precisa para evoluir nesta reencarnação. Você pode se imaginar antes do seu nascimento conversando com os anjos sobre o melhor momento para descer, de acordo com os aprendizados que precisa passar, e é por isso que ninguém nasce no lugar errado e nem na hora errada. Por isso, nunca reclame do seu mapa, pois mesmo que ele traga alguns desafios, são eles que farão a sua Alma evoluir.
O que acontece é que quando nascemos somos puros, e talvez até seguiríamos o curso de vida que foi “planejado” juntamente com os Anjos antes da descida, porém, a nossa sociedade acaba trazendo condicionamentos que nos desviam do caminho, e é aí que surge o sofrimento.
A Astrologia vem como um presente do Grande Arquiteto do Universo, que nos deixou os luminares para que sirvam de guias. O Mapa Natal é o GPS da nossa Alma pois mostra o caminho que devemos seguir.
Hoje eu comparo a Astrologia com um GPS, pois assim como o tradicional mapa evoluiu para o GPS, a Astrologia também evoluiu e continua evoluindo. Muitos ainda enxergam a Astrologia como adivinhação e previsão de futuro, mas ela se trata mesmo de autoconhecimento.
A Astrologia merece o reconhecimento da Psicologia, sem restrições, porque a Astrologia representa a soma de todo o conhecimento psicológico da Antiguidade.
Carl Gustav Jung, comentário no The Secret of The Golden Flower
A capacidade de “prever o futuro” da Astrologia está mais relacionada à um ditado cabalístico do que à adivinhação. Este ditado diz:
Prever o futuro é uma questão de enxergar o óbvio.
O duro é que para a maioria das pessoas o óbvio não está tão óbvio assim… como diz Raul Seixas na música S.O.S:
E nas mensagens que nos chegam sem parar, ninguém pode notar, estão muito ocupados pra pensar.
O Mapa Natal vêm nos ajudar a resgatar a nossa missão de vida, nossa Verdadeira Vontade. O Sol representa o Espírito, a Lua a Alma e o Ascendente o Corpo. Outra relação é o Sol representando o Futuro, a Lua o Passado e o Corpo o Presente.
Além da tríade principal do Mapa que é Sol/Lua/Ascendente, temos diversos outros pontos importantíssimos para o autoconhecimento, como a Cabeça e Cauda do Dragão, os outros planetas, as casas e aspectos.
Apesar de alguns pontos do mapa serem considerados Kármicos, como Lua, Cabeça e Cauda do Dragão e Lilith, podemos dizer que todo o Mapa é Kármico, já que a escolha dele depende do que passamos em vidas passadas.
Se você busca um autoconhecimento profundo, o Mapa Natal pode ser um guia valioso. Se você gosta de Astrologia, acompanhe o blog pois vou postar uma série de artigos sobre, e se tiver alguma sugestão de tema, é só falar =)