Astrologia, Mitologia e Psicologia – Signo de Leão

Tempo de leitura: 5 minutos

Leão é um signo do Elemento Fogo e Quadruplicidade Fixa. É regido pelo Sol, o Astro Rei, e isso já traz algumas características deste signo.

O elemento Fogo é o elemento da intuição, do espírito. Leão potencializa este elemento trazendo brilho, criatividade e magnetismo. As pessoas de Leão vão adorar ler isso… sim, Leão é um signo de muito brilho, assim como a nossa estrela solar. Na Kabbalah, o mês de Av (Leão), contém o dia mais positivo do ano, mas também contém o mais negativo.

É importante lembrar que a Astrologia trata de potencialidades, sempre temos o nosso livre-arbítrio para lidar com estas energias. Como coloca Liz Greene:

O fato de ter nascido sob um determinado signo ou ter um monte de planetas ou o ascendente ali não quer dizer automaticamente que você seja aquilo, que tenha todas aquelas qualidades para dar e vender e que possa dispor de todas elas como melhor lhe aprouver. Quer apenas dizer que aí está um reservatório de potencialidades inatas em você e que elas o impulsionam para a frente. Você cresce em sua carta natal assim como a semente cresce até se tornar uma planta. As estrelas correspondem a nós*, nos refletem, têm uma conexão conosco, mas não determinam o que somos.

*Lei da Correspondência no Hermetismo, veja mais aqui e aqui.

O fato de a pessoa ser de Leão ou ter este signo forte no mapa não significa que ela é confiante, criativa, radiante, egocêntrica e segura de si, significa que ela tem um grande potencial para tudo isso. Eu mesmo já conheci várias pessoas assim que não se conformam em serem de Leão e não apresentarem estes atributos. Talvez você mesmo (a) seja assim ou conheça alguém assim.

A grande chave para Leão desabrochar todos os seus atributos positivos é o autoconhecimento, a busca do Eu Interior. Como veremos no Mito, Leão representa o Arquétipo do Herói, o cavaleiro em busca do Santo Graal, que é o Eu Superior.

No lado positivo Leão é magnânimo, bondoso, criativo. Como um rei que ama o seu povo, são pessoas são generosas e gostam de ajudar. No lado negativo, este rei pode ser um tirano, um ditador.

Um ponto muito importante para todos os que se relacionam com este signo (mesmo que a pessoa não seja de Leão, veja os outros planetas) é que a lealdade é algo terrivelmente importante para eles, assim como a honra. Pisar na bola com Leão costuma ser fatal… e a grande questão é que este pisar na bola tem como referência a realidade de Leão, que muitas vezes não é tão fácil de se interpretar pelos outros signos (Aquário que o diga).

Leão é muito pessoal, caloroso. Impessoalidade e frieza matam Leão. Ao lidar com Leão, busque mostrar que ele é único(a).

Por ser um signo de Fogo, Leão tende a ser otimista e extravagante. É um signo muito teatral também. Tanto o homem quanto a mulher de Leão acham muito difícil compartilhar o palco, pois isso significa bloquear toda a sua expressão criativa.

Este é um signo que deveria procurar a liderança, e se desenvolver bem os atributos positivos de Leão pode ser um grande líder. Como na história do Santo Graal, o ponto chave é a busca do autoconhecimento, a Pedra Filosofal que transforma a Alma bruta em Alma elevada.

O Mito

Um mito associado à Leão é a história iniciática de Parsival e a busca pelo Graal. Este mito remonta à época dos Celtas, e descreve a busca do Herói pela Pedra Filosofal que transforma a Alma.

Parsival é criado pela mãe em uma cabana na floresta, é órfão de pai quando a história se inicia. Ele não conhece as suas origens de cavaleiro, pois a mãe esconde este fato com medo de que ele a abandone.

Como estava em seu sangue, um dia, vendo uma tropa de cavaleiros passar pela floresta, conversa com eles e decide ir embora junto com eles.

Compartilho aqui um trecho interessante da Liz Greene:

Curiosamente, Leão muitas vezes é órfão de pai ou tem um relacionamento difícil com o pai. É como se o mais profundo significado que marca este signo exija uma espécie de procura  do verdadeiro Pai, de um eu interior ou de um âmago espiritual.

É muito interessante esta colocação da Liz Greene sob a luz da psicologia. Para a Astrologia Clássica, Saturno (regente de Aquário), está exílio em Leão. Uma das representações de Saturno é o Pai, sendo também o grande portal para os mundos espirituais (sincretizado como São Pedro pela Igreja por exemplo).

Se para todos os seres humanos a busca espiritual é fundamental, este parece ser um tema especialmente forte em Leão.

A Sombra

Todos  os signos tem o seu lado Luz e lado Sombra (veja nas Leis Herméticas, a Lei da Polaridade).

A Sombra de Leão envolve o egocentrismo exacerbado, achar que o mundo gira em torno de si. Leão naturalmente gosta de dar, mas um lado sombrio representa o dar esperando algo em troca.

Quando Leão brilha, brilha mais do que qualquer um; quando está na sombra, é bem mais sombrio. A verdadeira raiz dessa Sombra é a psicologia do “Eu, o rei”. Para Leão, as outras pessoas de sua vida são uma extensão dele próprio.

Esta psicologia pode fazer com que Leão ache que sabe tudo, que tem direito à tudo. Mesmo com boas intenções, pode sufocar os outros determinando o que é melhor para eles e tirando a possibilidade de que cada um viva a sua individualidade.

Para escapar da Sombra e ir em direção à Luz, Leão precisa fazer uma busca feroz pelo autoconhecimento, acessando a sua criança interior, que trará o verdadeiro brilho do Sol para a face da Terra, como retratado muito bem no Arcano o Sol do Tarot.

sol

Quer receber dicas e reflexões como esta diretamente no seu WhatsApp? Envie seu nome para +55 11960280002 e peça para entrar na lista EvoluCoaching