Tempo de leitura: 3 minutos
Continuamos a nossa jornada astrológica com o signo de Virgem, signo do elemento Terra e qualidade mutável.
Hoje este signo é regido pelo planeta Mercúrio (embora alguns astrólogos considerem mudar a regência para Quíron), o que faz deste signo um Ser mental. Por ser um signo de Terra, Virgem gosta de usar a mente para classificar, para ter o discernimento. A fama de arrumadores e certinhos vem justamente da característica virginiana de movimentar a matéria (elemento Terra).
Virgem quer o conhecimento, mas prefere que este conhecimento seja prático, útil no dia a dia. É um signo que é chamado também de “cavalo de trabalho” do zodíaco, dada a sua tendência a trabalhar bastante (cuidado para não virar workaholic virginiano(a)s).
Outro ponto a se considerar é a famosa busca pela perfeição do signo. Basicamente Virgem encerra a área do zodíaco voltada ao indivíduo. Podemos dizer que ele sintetiza as experiências de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer e Leão. Virgem é a ponte para chegarmos à parte do zodíaco voltada ao coletivo, que se inicia com o signo de Libra (famoso pelos relacionamentos não é mesmo?).
Eu sempre digo que todos os signos possuem uma polaridade (conheça as Leis Herméticas aqui). A polaridade de Virgem é Peixes. Enquanto em Virgem temos o elemento Terra, pé no chão, realização, praticidade… no signo de Peixes temos o sonho, a imaginação, a criatividade. Eu nem preciso dizer que o virginiano puro tem algo a aprender com Peixes e vice-versa né?
Um ponto em comum entre estes dois signos é o desejo de servir, porém Peixes costuma ser mais altruísta, enquanto Virgem busca servir de forma mais prática. Virgem gosta de se sentir útil, mas certamente coloca limites em sua ajuda (algo que sem dúvida Peixes precisa aprender com Virgem).
O Mito
O mito de Virgem está ligado à um período matriarcal, quando tínhamos o conceito da Grande Deusa. A figura mítica por trás de Virgem é a própria Mãe Terra, a Grande Mãe.
Um dos mitos associados à Virgem é o de Core (Perséfone), que é raptada por Plutão (Hades) e faz com que sua mãe, Ceres (Deméter) fique tão triste que a Terra passou a ter as estações. No mito Perséfone passou a ficar um período aqui na Terra e um período no Submundo com Hades. Enquanto ela estava no submundo tínhamos o inverno, pois Deméter era e deusa da agricultura, do verde. Aliás, isso traz para Virgem uma ligação muito forte com a cura através das plantas =)
Outros arquétipos associados podem ser Isis, Maria ou Ártemis.
A Sombra
Um dos principais aspectos poderia ser chamado de a síndrome do “Eu Sei Tudo”. Virgem costuma ser inteligente, estudioso (lembra da regência de Mercúrio?), e isso pode fazer com que ele queira estar sempre certo, sempre ter uma resposta para tudo.
Isso pode causar inclusive uma certa tensão nervosa, pois a mente virginiana pode não conseguir relaxar. Vale comentar também uma possível obsessão com a saúde, limpeza e arrumação.
Lembrando que todos temos o signo de Virgem em algum ponto no mapa, se você sabe, pode refletir sobre este ponto no seu próprio mapa. Se quiser fazer seu mapa astral e se aprofundar no autoconhecimento, saiba mais aqui.