Tempo de leitura: 4 minutos
Você já ouviu falar dos Animais de Poder? Este termo está se tornando cada vez mais popular por conta do crescente interesse das pessoas pelo Xamanismo e o resgate das culturas e do conhecimento ancestral.
Animal de Poder, Animal Guardião, Animal Totem, e algumas outras denominações são utilizadas para descrever aquele espírito animal que se encontra dentro de cada ser humano.
Nossos ancestrais possuíam uma ligação muito profunda com a Natureza, e consideravam todos os seres da Criação como irmãos. Cristais (veja este post), Vegetais (veja este post) e Animais eram considerados como seres com consciência, capazes de trocar energia e ensinamentos conosco.
No caso dos Animais, esta relação era mais intensa ainda, pois nossos irmãos animais estão mais próximos de nós dentro do processo evolutivo.
Segundo a Teosofia, o primeiro Reino criado foi o Mineral, com a consciência do Elemento Terra, o segundo foi o Reino Vegetal, com a consciência do Elemento Água, seguido pelo Reino Animal, com a consciência do Elemento Fogo, e finalmente o Reino Humano, com a consciência do Elemento Ar.
Esta sequência mostra que nós carregamos um pouco de cada um dos reinos. Você concorda que tem minerais (cálcio, ferro, etc) no seu corpo? Você concorda que tem muita água no seu corpo? Você concorda que tem fogo no seu corpo (veja como ele é quente)? Você concorda que existe ar entrando e saindo do seu corpo à todo momento (senão você morreria sem muita demora).
Nos estudos esotéricos, cada Elemento da Natureza representa um conjunto de características. Resumindo aqui, o elemento Terra nos traz o corpo físico, o elemento Água nos traz o corpo etérico, o elemento Fogo o corpo emocional, e o elemento Ar nos traz o corpo mental.
Nas tradições Xamânicas, quando falamos de Animal de Poder, estamos falando sobre o Espírito Animal. O Animal de Poder trabalhado no Xamanismo não é um animal físico (embora obviamente possa ser representado por ele). Se o seu animal é o Lobo, não estamos falando sobre um Lobo em específico, mas sim do espírito do Animal Lobo, que traz consigo o Arquétipo (modelo primordial) para toda aquela espécie.
Descobrir e trabalhar o seu Animal de Poder é entrar em contato com a natureza profunda do seu Ser. Em termos psicológicos, podemos dizer que o Animal de Poder é uma parte da sua estrutura psíquica, tanto que no Xamanismo Universal trabalhamos com o conceito de Animal Sombra, que remete ao conceito de Sombra de Carl Jung.
Agora você pode estar se perguntando, o que isso tem a ver com o meu autoconhecimento e missão de vida?
Para falarmos sobre Animal de Poder poderíamos escrever um livro inteiro, mas neste post eu quero explorar mais o uso de Animais de Poder dentro do meu trabalho de Coaching Holístico.
Todo Animal de Poder vai trazer uma Medicina. Este termo é utilizado no Xamanismo para descrever poderes e talentos dos animais (ou mesmo de pessoas, reflita sobre a sua Medicina Pessoal =).
Quando você descobre o seu Animal de Poder e começa a trabalhar com ele, além de colher todos os benefícios que esta prática traz (um dia escrevo com mais detalhes), você ganha em autoconhecimento.
Qual é a Medicina do seu Animal? Quais são as características dele? Quando falamos em Animal de Poder ou Animal Guardião, estamos falando de um Animal com uma influencia muito forte, e que tende a te acompanhar pela vida inteira.
Se você sabe o seu Animal, acesse esta página e veja qual é a Medicina que ele traz. Reflita se você está vivendo esta energia na sua vida.
Se você não tem, experimente fazer esta Jornada que eu fiz pra galera do Coaching Xamânico, basta colocar um fone de ouvido, relaxar ao máximo e seguir as instruções.
O mais interessante de tudo isso é que o Animal de Poder costuma ser muito compatível com o Mapa Astral por exemplo. No meu caso, o meu Animal é o Lobo, que traz o Arquétipo do Professor, muito congruente com o meu Meio do Céu em Sagitário (também ligado ao professor) e à Cabeça do Dragão em Gêmeos (que também comunica, ensina), fora o fato do meu Sol e Mercúrio estarem em Aquário (grupos), que tem a ver com a energia do Lobo, que é uma animal gregário, que vive em grupos.
Quer saber mais sobre o Xamanismo? Entre gratuitamente no meu grupo do WhatsApp, sempre compartilho informações lá =) me siga também nas redes sociais abaixo, estou sempre compartilhando novos posts _/|\_