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O Tantra é transcendência; ele não é permissividade nem repressão, mas caminhar em uma corda bamba que exige um enorme equilíbrio. Ele não é tão fácil quanto aparenta, pois precisa de uma percepção muito refinada. Ele é uma grande harmonia.
É muito fácil para a mente ser permissiva, e o oposto também é muito fácil, renunciar. É muito fácil para a mente mover-se para o extremo. Permanecer-se no meio, exatamente no meio, é o mais difícil para a mente porque é um suicídio para ela. No meio, a mente morre e a não mente surge. É por isso que Buda chamou seu caminho de majjhim nikaya, o caminho do meio.
Para ser permissivo no mundo, nenhuma consciência é necessária; para reprimir desejos mundanos, novamente nenhuma consciência é necessária. Suas supostas pessoas mundanas e suas supostas pessoas espirituais não são muito diferentes. Elas podem estar de costas uma para a outra, mas não são diferentes, e sim exatamente o mesmo tipo de mente. Alguém está correndo atrás do dinheiro, e uma outra pessoa é tão contrária ao dinheiro que tem medo até de olhar para uma cédula de dinheiro, um profundo receio surge nela. Essas pessoas não são diferentes, pis para ambas o dinheiro é de grande importância. Uma está na ganância e a outra está no medo, mas a importância do dinheiro é a mesma; ambas estão obcecadas pelo dinheiro.
Um homem está continuamente pensando em mulheres, sonhando e fantasiando, e um outro ficou com tanto medo que fugiu para o Himaláia apenas para evitar as mulheres, mas ambos são iguais. Para ambos, a mulher é importante, ou o homem é importante, o outro é importante. O primeiro procura o outro, e o segundo evita o outro, mas o outro permanece o seu foco.
O Tantra diz que o outro não deve ser o seu foco, nem dessa nem daquela maneira. Isso pode acontecer apenas mediante uma grande compreensão. A atração pelo outro precisa ser entendida; nem ser permissivo nem evitar, mas compreender.
O Tantra é muito científico. A palavra “ciência” significa entendimento, significa saber. O Tantra diz que o saber liberta. Se você souber exatamente o que é a ganância , você se livra dela, e não há necessidade de renunciar à ela. A necessidade de renunciar a ela surge somente porque você não entendeu o que é a ganância; a necessidade de fazer voto de castidade contra o sexo é necessária somente porque você não entendeu o que é o sexo.
E a sociedade não permite que você o entenda, mas o ajuda a não entender. Através dos séculos, a sociedade tem evitado o próprio assunto do sexo e da morte; esses assuntos não devem ser considerados, não devem ser contemplados, não devem ser discutidos, não devem ser escritos; eles devem ser evitados. Por causa disso, há uma grande ignorância a respeito deles, e essa ignorância é a causa-raiz. Existem dois tipos de pessoas que agem a partir dessa ignorância: os que são loucamente permissivos e os que ficam muito cansados e fogem.
Com a permissividade, o sexo se torna um hábito. Sim, ele dá um pouco de alívio, como um espirro, mas não dá mais do que isso. Ele é um alívio físico de energia; você fica tão carregado de energia que precisa jogá-la fora apenas para juntá-la de novo pela comida, por meio de exercícios e pela luz do sol. Você novamente a junta e novamente a joga fora. É isso que uma pessoa permissiva fica fazendo: cria uma grande energia e depois joga fora, sem nenhum propósito, sem nenhum significado. Ao tê-la, ela sofre a sua tensão, e, ao jogá-la fora, sofre de fraqueza. A pessoa permissiva simplesmente sofre.
Nunca pense que uma pessoa permissiva é feliz, nunca! Ela é a pessoa mais infeliz do mundo. Como ela pode ser feliz? Ela espera, deseja a felicidade, mas nunca a alcança. Mas lembre-se de que, ao dizer essas coisas, o Tantra não está propondo que você se mova para o outro extremo… Tudo aquilo que você reprime se torna mais poderoso dentro de você; tudo o que você reprime se torna sua atração, tem uma atração magnética sobre você. O que foi reprimido se torna poderoso, ganha um poder de grandes proporções.
O Tantra diz para tomar cuidado com a permissividade e com a renúncia. Tome cuidado com as duas, pois ambas são armadilhas. De uma ou de outra maneira você ficará enroscado na mente. Então, qual é o caminho? O Tantra diz que a consciência é o caminho. A permissividade é mecânica, a repressão é mecânica, ambas são mecânicas. A única maneira de sair de coisas mecânicas é ficar atento, alerta. Não vá ao Himalaia, mas traga o silêncio do Himalaia para dentro de você.
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