Tempo de leitura: 4 minutos
A Meditação já faz parte da sua vida?
Esta é uma pergunta que eu invariavelmente faço quando começo a trabalhar com um novo cliente. Na minha visão (e na maioria dos Grandes Mestres da Humanidade), a meditação é a chave para a nossa evolução aqui neste plano.
Talvez você considere a meditação uma prática exótica associada às religiões orientais. Ou talvez a relacione com uma postura especial, que requer pernas cruzadas e mãos dispostas de formas estranhas. Pode ser que você associe a meditação ao ser “sagrado”. Felizmente, nenhuma das alternativas acima é verdadeira.
A meditação não é mística, sobrenatural, ou inacessível. Ela não está reservada para a “elite”, nem para aqueles impregnados de conhecimentos sobre religiões orientais ou alternativas. A meditação é muito realista e prática, está disponível para todos, qualquer que seja a sua religião. Embora muitas das meditações sejam inspiradas em tradições espirituais antigas e modernas, nenhuma requer fé ou crença. Se você não tiver nenhuma prática espiritual, nem acreditar num deus ou poder superior, faça estas meditações com a motivação de apenas criar uma vida mais feliz para si mesmo.
A meditação simplesmente se refere a fazer a escolha de concentrar a mente em alguma coisa.
É possível meditar quando simplesmente criamos um tempo especial para concentrar a mente num sentido positivo e benéfico, mas é útil ter alguma direção e orientação prática.
De fato, ler um livro é uma forma de meditação, bem como assistir um filme ou propaganda na TV. A sua mente e sua realidade exterior estão em constante estado de fluxo. Em cada segundo de sua vida você está criando ou construindo a sua realidade por meio do que você pensa e do que você absorve do meio ambiente. Com o tempo, você desenvolve hábitos que dizem respeito ao que você pensa, bem como hábitos que se relacionam com o que você absorve.
Uma vez que estamos meditando o tempo todo, a pergunta é: “você escolhe meditar em que?”. Muitas tradições espirituais utilizam essa tendência dos seres humanos – de sempre estarem pensando, absorvendo informação e criando experiências – para ajudar a criar vidas melhores. Uma vez que você está sempre pensando, elas concluem, por que não concentrar conscientemente a sua mente em temas positivos e benéficos? Por que não usar a meditação para aprender como funcionam sua mente e emoções e desenvolver hábitos positivos de mente, corpo e espírito?
Depois de tentar algumas das técnicas de meditação, você descobrirá o que dá certo para você, a partir disso, poderá criar uma prática própria e contínua de meditação.
Se você quer descobrir alguns dos muitos benefícios que a meditação pode trazer, comece por determinar quais são as áreas de sua vida que gostaria de cultivar ou melhorar. Existem dez motivos básicos para meditar, que são:
- Para combater o estresse
- Para energizar a mente
- Para abrir o coração
- Para desenvolver a concentração
- Para encontrar paz e contentamento
- Para eliminar maus hábitos, vícios e preocupações
- Para curar velhas feridas
- Para superar doenças e dores
- Para ter uma vida interior mais satisfatória
- Para obter iluminação e libertação
-Extraído de A Bíblia da Meditação, de Madonna Gauding, Ed. Pensamento e de Cura pela Meditação, de Christopher Timuss, Ed. Pensamento
Resolvi compartilhar este texto aqui para mostrar que a meditação é uma prática acessível à todos. Temos sim algumas meditações mais avançadas, com visualizações, mantras, bija, mudrás e assim por diante, eu mesmo pratico algumas delas. Contudo, sempre oriento os meus clientes a começarem seguindo passos simples como:
- Escolher um lugar tranquilo (de preferência utilizar sempre o mesmo)
- Escolher um horário em que se sinta melhor (de preferência utilizar sempre o mesmo)
- Colocar em algum timer o tempo da prática (por exemplo, 5 minutos)
- Sentar confortavelmente e observar a respiração até terminar o tempo
O mais importante é a assiduidade da prática, pois a força do hábito vai ajudando a mente a entrar em estado meditativo. Conforme você for sentindo que quer evoluir na prática, pode ir colocando outros elementos e aumentar o tempo.
Se você colocar este hábito no seu dia a dia, ele por si só trará inúmeros benefícios (muito além dos 10 citados) ao longo do tempo.
Pra te convencer mais ainda, veja estes benefícios de acordo com a ciência: