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Om Sat Chit Ananda Parabrahma Purushotama Paramatma Sri Bhagavati
Sametha Sri Bhagavate Namaha
Quando cantamos o Moola Mantra, evocamos o poder da Presença Divina. Mesmo sem saber
o seu significado, o canto já carrega poder por si só. Mas quando sabemos o significado e cantamos o Moola Mantra com esse entendimento no nosso coração, a energia que flui através do canto é muito mais poderosa.
Cantar o Moola Mantra é como chamar por um nome. Estamos chamando Deus, ou a Presença Divina, o Eu Superior ou o nome como você prefira chamar. Evocamos a energia Divina através do Moola Mantra. E atendendo ao nosso chamado, ela se manifesta ao nosso redor e em nós.
O Divino pode se manifestar em qualquer lugar, a qualquer momento. Então o Moola Mantra
pode ser cantado ou falado, em voz alta ou interiormente, em qualquer lugar ou situação, e o efeito dele será sempre como um chamado que é atendido.
É importante também saber que quando evocamos a energia Divina com entrega, humildade,
respeito e com grande vontade, a Presença se manifesta ainda mais forte. E é possível ensinarmos esse mantra para outras pessoas se quisermos ajudá-las e se elas entenderem que isso poderá ser benéfico.
O significado do Moola Mantra
O Moola Mantra é um chamado pelo Divino. E como o Divino está em todas as partes, em tudo o que é manifesto e também naquilo que é não-manifestado, como o Divino pode estar dentro de nós e fora de nós, e também pode estar encarnado em um corpo humano (através da manifestação de um Avatar), o Moola Mantra chama pelo Divino em todas essas possibilidades de manifestação.
Ao cantar o mantra, estamos chamando o Divino em cada aspecto possível de sua manifestação e não-manifestação.
OM é o princípio universal, o som primordial. É o som do Universo. OM é uma sílaba sagrada que representa BRAHMAN, que é o Absoluto Impessoal, onipotente, onipresente e fonte de toda a existência manifesta. Como BRAHMAN é em si, é incompreensível, o símbolo OM se tornou necessário para nos ajudar a entender o incognoscível.
OM representa então, tanto o aspecto não-manifesto quanto o aspecto manifesto de Deus, e é por isso que é também chamado de Pravana, significando que ele penetra na vida e corre através de nosso Prana ou respiração. SAT-CHIT-ANANDA, são as três qualidades do Universo, ou de Deus.
SAT significa Existência; CHIT significa Consciência; ANANDA significa Bem-Aventurança. Deus
(ou o Universo) é Existência, Consciência e Bem-Aventurança.
PARABRAHMA é aquilo que está além de BRAHMA. BRAHMA é o Ser ou Espírito Universal. PARABRAHMA é a causa de todas as causas, a essência de tudo no cosmos, aquilo que contém e permeia o Universo. É a verdade absoluta, sujeito e objeto, a suprema realidade.
PURUSHOTAMA é o humano mais elevado. Purush é humano. Utam é elevado. O Eu Supremo pode tomar forma em uma existência humana, e se manifestar como um Avatar.
PARAMATMA é a manifestação do Eu Supremo que está situado no centro de cada indivíduo (ou Atman). Os Upanishads comparam Atman e Paramatman a dois pássaros pousados como amigos no galho de uma árvore (o corpo). O Atman come seus frutos (o Karma), e o Paramatman apenas observa o Atman como testemunha das ações de seu amigo.
SRI BHAGAVATI é a forma como os indianos se referem às Divindades femininas.
SAMETA significa ‘em união’. SRI BHAGAVATE é a forma como os indianos se referem às Divindades masculinas. NAMAHA significa ‘eu me prostro e me curvo, busco a sua e orientação, reverencio e me entrego em gratidão’.
Recapitulando, ao cantar o Moola Mantra estamos literalmente chamando o Divino aos quarto ventos, e em tudo que está além dos quarto ventos, em todas as partes e não-partes do Cosmos.
Estamos percorrendo cada recanto do Universo manifestado e do não-manifestado. Estamos evocando o Divino em nós, e em suas encarnações como Avatares.
Ao cantar o Moola Mantra, evocamos o Divino através do OM ou BRAHMA, que é o aspecto manifestado e também o aspecto não-manifestado do Divino. Evocamos o Divino através das suas 3 características fundamentais, que são;
SAT-CHIT-ANANDA – Existência, Consciência e Bem-Aventurança. Evocamos o Divino que está além dos princípios manifestado e não-manifestado Dele, que é PARABRAHMA – a causa de todas as causas, a essência de tudo, aquilo que contém e permeia o cosmos. Evocamos o Divino que está encarnado na figura de Avatares, que nesse caso são as presenças de Amma e Bhagavan. E evocamos o Divino que está dentro de nós, através de PURUSHOTAMA.
Ao fim, demonstramos a nossa entrega e gratidão, com a palavra NAMAHA.
OM é o princípio universal, o som primordial.
SAT significa Existência.
CHIT significa Consciência.
ANANDA significa Bem-Aventurança, Êxtase e Felicidade.
PARABRAHMA é aquilo que está além de BRAHMA, é a causa de todas as causas, a
essência de tudo, aquilo que contém e permeia o cosmos.
PURUSHOTAMA é o humano mais elevado. Purush é humano. Utam é elevado.
PARAMATMA é a manifestação do Eu Supremo que está situado no centro de cada
indivíduo. Evocamos o Divino que está dentro de nós.
SRI BHAGAVATI é a forma como os indianos se referem às Divindades femininas.
SAMETA significa em união.
SRI BHAGAVATE é a forma como os indianos se referem às Divindades masculinas.
NAMAHA eu me prostro e me curvo, busco a sua e orientação, reverencio e me entrego em
gratidão.
PS: Este texto é de Diana Prem Zeenat da Humaniversidade Holística, aonde tive a minha iniciação na Deeksha. Se você tem interesse em ser um doador de Deeksha também, recomendo muito se iniciar lá pela minha experiência.