Tempo de leitura: 7 minutos
Em nossa jornada pelos signos do Zodíaco, chegamos agora no segundo signo. Touro é um signo do elemento Terra e de Quadruplicidade Fixa, o que por si só já nos traz algumas características dos nativos deste signo.
Como signo de Terra, Touro é fortemente ligado aos sentidos. Na psicologia de Carl Jung, o elemento Terra é associado ao tipo Sensação. As pessoas deste tipo tendem a se sentirem mais confortáveis com tudo aquilo que os nossos sentidos conseguem captar, deixando os grandes sonhos e devaneios para os signos de Fogo, relacionados ao tipo Intuição.
Podemos imaginar então que para a maioria dos taurinos(as), a frase “ver para crer” faz bastante sentido. Muitos taurino(as) são notoriamente céticos respeito de tudo o que consideram “místico” – como a própria Astrologia por exemplo. Como diz a Liz Greene em seu livro, Os Astros e o Amor:
Quando discutimos o elemento Terra em geral, mencionamos que ele lida com a realidade – realidade concreta e tangível. Touro, o primeiro dos signos de Terra, tem um ponto de vista “realista” por excelência; ele nunca é loucamente idealista, nunca é ingênuo a respeito das necessidades e das exigências da vida comum. Um Touro de verdade tem sempre um olho fixo naquilo que pode sustentá-lo e preservá-lo na vida. Ele é sempre realista em suas metas, sempre coloca o “chapéu onde pode alcançá-lo”.
Outro aspecto forte de Touro é a tendência a ser lento. O próprio simbolo do animal que representa o signo já nos mostra isso. O touro é um animal grande, pesado. Prefere ficar tranquilo em suas pastagens e por isso custa a se movimentar. Em contrapartida, é um animal muito forte e com grande força física, um touro pode ser pacífico e demorar para se irritar, mas se ele explodir, saia de perto!
Touro é um signo calmo, pode ser lento, mas esta lentidão está relacionada com os próprios ciclos da natureza (aos quais este signo parece tão ligado). Não adianta querer apressar um nativo deste signo, ele possui o próprio tempo. Como diz um ditado africano:
A grama não crescerá mais rápido se você puxar ela.
Por ser um signo de Terra e ainda por cima regido pelo planeta Vênus, Touro é tido como um signo sensual. Esta sensualidade vai além do que está relacionado com o sexo, pois abrange a utilização dos cinco sentidos. Touro é um signo muito ligado aos sentidos, e é daí que vem a fama de gostarem de conforto, de uma boa comida, uma boa massagem, e de tudo o que agrada os sentidos. Esta é uma tendência que pode levar alguns nativos do signo a engordarem.
Os Mitos
Primeiramente, uma das maiores ligações de Touro na mitologia tem relação com a fertilidade. No hemisfério norte, Touro é o signo que traz o auge da primavera, que representa a fertilidade da Mãe Terra.
Existe uma ligação muito forte também com a Lua. Diz-se que no símbolo de Touro na Astrologia, os chifres representam a Lua Crescente, uma Lua que qualquer bom mago sabe que é a ideal para magias de crescimento e abundância.
Um dos mitos mais associados ao signo de Touro é o do Minotauro. Este é um mito complexo, que eu vou resumir aqui para contextualizarmos no post.
Minos era o rei da ilha de Creta, e ele fez um acordo com o deus dos mares, Poseidon, para que os cretenses pudessem dominar os mares. Em troca, o rei ofereceu ao deus sacrificar o seu touro mais bonito e forte. Poseidon cumpriu a sua parte no acordo, mas na hora de cumprir a sua parte, o rei Minos sacrificou outro touro no lugar.
Como sabemos, enganar os deuses não seria um bom negócios… rs Poseidon ficou tão furioso, que pediu à deusa Afrodite para ajudar na vingança. Afrodite então fez com que a esposa de Minos, a rainha Pasifae, se apaixonasse pelo tal touro. A rainha ficou então com um desejo incontrolável (tá aí um traço que pode caracterizar Touro) e pediu para Dédalus construir uma vaca de madeira para que ela pudesse copular com o touro. Deste ocorrido nasceu o Minotauro, criatura com o corpo humano e a cabeça de um touro.
Na mitologia, quando temos uma mistura assim com humano e animal, temos uma consideração interessante. Se a cabeça for a do animal, significa que a criatura é guiada pelo instinto animal, se, pelo contrário, a parte da cabeça for humana (como no caso dos centauros), significa que a criatura possui a força e o instinto do animal, mas é guiada pela inteligência humana.
Minos então pediu para Dédalus construir um labirinto onde pudesse esconder a criatura. O Minotauro foi então jogado neste labirinto, onde era alimentado frequentemente com jovens virgens que eram jogados dentro do labirinto para que ele se alimentasse.
Isto ocorreu até que o herói Teseu entra no labirinto e consegue matar o Minotauro, tendo a sua saída do labirinto garantida com uma ajuda de Ariadne.
Este mito nos traz dois aspectos opostos do signo de Touro. Como nos mostra Liz Greene:
…dentro de cada Touro existe esse conflito fundamental entre o lado humano, heróico, e o lado bestial, com seus apetites desenfreados, produto do desejo violento de seus pais. O desejo é a força dominante no taurino, seja desejo por satisfação sexual, comida, bebida, dinheiro, posição social ou qualquer outro em que se possa pensar. Quando um taurino se torna cedo pela obsessão do objeto de seu desejo, não há o que o segure.
É interessante citar que segundo a lenda, Buda era do signo de Touro, e este mestre falava justamente sobre dominarmos a mente, para vencermos os desejos. Poderíamos dizer que Buda neste caso representa o lado Teseu, que venceu o lado Minotauro. Lembrando que o budismo não é contra os desejos, mas ensina que o desejo descontrolado é uma das maiores causas de sofrimento.
Pela minha experiência, tenho visto muitos taurinos(as) entrando para o mundo da espiritualidade. Se você é de Touro e está lendo este texto provavelmente já é um exemplo disso. Acredito que um grande caminho para a espiritualidade de Touro é a própria Natureza, afinal muitos astrólogos e estudiosos associam este signo com a própria Gaia, a Mãe Terra. =)
A Sombra
Na psicologia junguiana, a Sombra é aquele lado que não queremos ver, que geralmente negamos. Neste post tem um vídeo do Mestre Yoda que ilustra bem isso.
Por ser um signo de Terra, temos sob a superfície o elemento Fogo. Este elemento reprimido pode trazer o fanatismo religioso e a intolerância. Carl Jung dizia que tudo aquilo que reprimimos, gera uma força contrária de igual intensidade. Na história temos dois exemplos totalmente opostos de Touro. Como já foi mencionado, Sidarta, o Buda, era taurino, e utilizou todo o poder do signo para dominar os desejos e se iluminar. No pólo destrutivo, temos Hitler, outro taurino, que também utilizou todo este poder, mas deixou-se levar pelo fanatismo, e o resultado todos sabemos…
Trazendo para o cotidiano, o lado negativo de Touro pode-se manisfestar no materialismo exacerbado, na preguiça e na teimosia. Sempre digo que na minha opinião é muito importante para Touro ter um contato com a espiritualidade, ter metas que o tirem da zona de conforto e buscar a flexibilidade.
É importante lembrar que aqui tratamos do signo puro, você, mesmo se for do signo de Touro, possui muitos outros aspectos, e para o caso de você não ser do signo, saiba que em algum lugar do seu mapa você terá esta energia. No meu caso tenho um planeta em Touro, e este signo rege a minha Casa 3. Faça o seu Mapa Astral e conheça os detalhes do seu DNA Cósmico.
Gostou deste artigo? Então compartilhe, e se sentir vontade, deixe um comentário =)
PS: Veja o post sobre o signo de Áries aqui.